“Manterrupting” é apenas parte do problema

fonte: https://zahlouth.blogspot.com/2018/07/manterrupting-no-judiciario.html

Manterrupting é apenas parte do problema

 Rodrigo Trindade

No romance 1984, George Orwel conta sobre um idioma fictício chamado de novilíngua. Desenvolve-se por ação de Estado totalitário, que promove criação de palavras originais a partir da união de outras e dotação de novos sentidos. Todo idioma é organismo vivo e hoje também experimentamos criação de novos termos.

O anglicismo manterrupting vem se tornando bem conhecido: o ato de interromper a fala de uma mulher.  Apesar do machismo não ser exatamente novidade, é importante reconhecer os modos pelos quais ele é exercido. Chamar seus instrumentos pelos nomes apropriados é uma das melhores formas de saber que os problemas existem, são complexos e começam a ser enfrentados.

O atropelo da fala feminina é apenas a parte “mais audível” do problema. Os procedimentos sexistas se desenvolvem em diversas outras frentes e já são identificados por outras expressões, também em língua inglesa.

GASLIGHTING: meio de manipulação psicológica através de uso de estereótipos, pelo qual o homem faz a mulher pensar que é mentalmente desequilibrada ou incapaz. Promove-se a desqualificação da mulher a partir comentários associando pretensas atitudes insanas com a simples condição feminina.

MANSPLAING: busca de infantilização/incapacitação da mulher a partir de procedimento efetuado por homem de explicar obviedades. Diminui-se a condição feminina relacionando-a a dificuldades cognitivas, conhecimento naturalmente reduzido ou incapacidade de raciocínios complexos.

BROPRIATING: ato de homem apropriar-se de ideias ou outros feitos da autoria de uma mulher. Realiza-se a partir de pretensa ligação da impossibilidade de creditar integral ou majoritariamente a uma mulher feito considerável.

Há, ainda, outra prática e que carece de nome. Trata-se de realizar “brincadeiras” com temas relativos à violência contra mulheres, como estupro, assédio sexual e violência doméstica. Sob a aparência de humor inocente, promove-se segregação do gênero feminino, banalizam-se problemas sérios e ampliam-se preconceitos. Provisoriamente, chamemos de banalitism ou, em português, banalismo – mas aceitamos sugestões alternativas.

Tudo isso é comum nas escolas, famílias, associações e todos os demais grupos humanos. Mas ainda encontram o ambiente de trabalho como o mais propício. A relação de emprego é naturalmente conflituosa, com as naturais diferenças econômicas de seus agentes e necessidade de obtenção de benefícios crescentes. A isso agrega-se a prerrogativa de comando do empregador, o dever de seguir ordens pelo empregado e a – cada vez mais presente – ameaça de desemprego.

Todas as condutas acima podem ser enquadradas na figura do assédio moral, qualificado pela circunstância de machismo. Especialmente se reiterado, formam práticas que expõem humilhação, reduzem a dignidade e degradam o meio ambiente laboral. A empresa tem dever de coibir essas atitudes, seja em trabalho de reeducação, para evitar que ocorram ou se repitam, seja na punição de assediadores.

Orwel bem sabia como as palavras têm poder. Em sua sombria visão, a novilíngua servia para reduzir o idioma, controlar o pensamento e impedir surgimento de ideias progressistas. Vamos por outro caminho: ampliamos o vocabulário para “dar nome aos bois”; não para designar coisas novas, mas para chamar pelo nome práticas já muito conhecidas.

RT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *